segunda-feira, 21 de março de 2011

Casa de Acolhimento Sol Nascente

A Casa de Acolhimento Sol Nascente (CASL) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. Destina-se a apoiar a pessoa com deficiência e a sua família. Criada no ano de 2003, a CASL tem vindo desde então a desenvolver uma intervenção, com a participação activa da pessoa deficiente e sua família, através de uma rotina estruturada facilitadora de habilitação, reabilitação e integração do deficiente promovendo a competência como factor essencial de reconhecimento social / inclusão.

Através de um programa individual, na CASL e no domicílio, sempre com a participação activa da família, temos como missão desenvolver a autonomia pessoal e actividades ocupacionais que permitam uma valorização pessoal e um reconhecimento social de pessoas com deficiências graves profundas, privilegiando a deficiência visual.

Fazem-no, essencialmente, através das seguintes acções:

- Desenvolvimento de competências de leitura e escrita (aprender a saber);
- Organização de actividades diárias;
- Desenvolvimento de competências funcionais para a vida;
- Realização de trabalhos manuais;
- Desenvolvimento de trabalhos de arte e pintura;
- Criação de peças de tapeçaria, croché e bordados;
- Implementação de acções promotoras de cultura de cidadania.
- Apoio específico à deficiência visual com recurso a ajudas técnicas.

Esta associação permite desenvolver um "outro ver", orientação, mobilidade, reabilitação, recurso importante às novas tecnologias permitindo contactar o mundo e potenciar ao máximo todas as capacidades.

Por: Marisa, Cândida, Maria José, Olga.

Sem comentários:

Enviar um comentário