sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Estado Social

Luís Afonso, in Público, 10/02/2011

O Papel decisivo da Sociedade!

A sociedade de hoje carrega nos ombros a responsabilidade da construção de um futuro melhor!
Milhões de pessoas reivindicam Democracia, Liberdade, Justiça Social e Igualdade de Oportunidades para Melhores Condições de Vida. Este é, em qualquer parte do mundo, o combate mais solitário e justo que podemos travar... e de tal modo é importante a coragem de enfrentar as ditaduras, qualquer que seja o seu rosto! A luta pacífica e persistente, convicta e massiva, de mulheres, homens e jovens egípcios, conquista pontos!
Por André Miranda

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Foi publicado há 150 anos!!!!

Dependência do Governo

Diz-se geralmente que, em Portugal, o público tem ideia de que o Governo deve fazer tudo, pensar em tudo, iniciar tudo: tira-se daqui a conclusão que somos um povo sem poderes iniciadores, bons para ser tutelados, indignos de uma larga liberdade, e inaptos para a independência. A nossa pobreza relativa é atribuída a este hábito político e social de depender para tudo do Governo, e de volver constantemente as mãos e os olhos para ele como para uma Providência sempre presente.

Eça de Queirós, in 'Cartas de Inglaterra'



Por André Miranda

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Em forma de apresentação

Uma sociedade é um conjunto de pessoas capazes de se unirem em prol do bem comum, formando associações, participando activamente para manter a democracia, de forma a dar continuidade à liberdade conquistada no 25 de Abril e empenhando-se para respeitar os direitos e cumprir com os deveres que lhes são inerentes.
Actualmente, a nossa sociedade tem-se mostrado inactiva. Penso que será necessário alterar toda a sociedade civil, implicando esta mudança mais iniciativas individuais, de forma a incentivar os jovens a serem mais participativos e interventivos nas comunidades onde vivem e para que tenha valido a pena toda a luta após a "Revolução dos Cravos" e possamos ficar melhor no nosso "Retrato Social".
Por Arménia Ferreira