terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Água em Portugal


Portugal encontra-se na região mediterrânica, sujeito a um clima particular que ocorre em apenas 3% da superfície terrestre do Mundo.


O clima Mediterrânico caracteriza-se por dois factores fundamentais:

- uma forte variabilidade da precipitação (ocorrência de frequentes e intensos períodos de Seca, por vezes ao longo de vários anos consecutivos);

- a coincidência da estação seca com a estação quente (Verão), período em que as disponibilidades de água são muito reduzidas, e a procura cresce substancialmente, devido às necessidades de rega das culturas agrícolas e de abastecimento das populações (residentes e turistas).

A esta variabilidade e escassez naturais, acresce uma procura em constante crescimento, e uma gestão que fomenta o desperdício e estimula o consumo, através de uma densa rede de infra-estruturas hidráulicas.

Em conjunto, estes dois factores ajudam a explicar porque é que entre os 6 países do mundo com uma Pegada da Água mais elevada, se encontram 4 países da região Mediterrânica - Grécia, Itália, Espanha, e Portugal.

in: wwf.pt   15/02/2011                                                                                                   por: Olga Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário