quinta-feira, 14 de abril de 2011

Papel da Sociedade Civil na construção da Democracia.

O papel da sociedade civil na construção de uma democracia é resultante da união de todos.
A ligação entre a sociedade civil e a democracia tem as suas raízes nas primeiras publicações liberais. Todavia, eles desenvolveram-se de modo significativo no século XX, quando se valorizou mais o papel da sociedade civil, numa ordem democrática, como vital.
Argumenta-se que o elemento político de muitas organizações da sociedade civil facilita uma cidadania mais consciente e mais bem informada, que faz melhores escolhas eleitorais, participa na política e assegura, como resultado, que o governo seja mais responsável.
As organizações não políticas na sociedade civil são vitais para a democracia, isto porque elas constroem capital social, confiança e valores compartilhados, os quais são transferidos para a esfera política e ajudam a manter a sociedade junta, facilitando uma compreensão da sociedade e dos interesses dentro dela.
Há quem, no entanto, questione como a sociedade civil democrática realmente é. Tem actuado ainda com uma certa apatia e não transmite os valores que deveria transmitir a todos os cidadãos. Nota-se uma acomodação na sua generalidade pela forma como está a nossa democracia e uma grande falta de empenho tanto da comunidade política como civil. Temos que mudar as nossas mentalidades e meter mãos à obra e voltar, como há uns anos atrás, a lutar com unhas e dentes para termos uma democracia de que nos possamos orgulhar.
Por Arménia Ferreira

1 comentário: