quinta-feira, 14 de abril de 2011

Papel da Sociedade Civil na construção de uma sociedade democrática

O conceito de sociedade civil refere-se à esfera de actuações colectivas e voluntárias em prol de interesses, propósitos e valores próprios.
A sociedade civil, da forma como hoje está organizada, tem um papel decisivo e fulcral no desenvolvimento de um estado democrático, assumindo, na minha opinião, nas suas variadas formas institucionais um triplo papel:
• Suprime as lacunas na actuação das entidades e organizações estatais.

• Papel fiscalizador e moderador na actuação destas.

• Reivindica e influencia objectivamente o rumo político e social de um Estado.

A sociedade civil abarca uma vasta diversidade de espaços, pessoas e formas institucionais que pelo seu grau de importância, autonomia e influência determina em muitas circunstâncias mudanças importantes na mentalidade da sociedade.
Em Portugal, o número de organizações cívicas de cariz voluntário, quer a nível da cultura, do recreio, do desporto, etc., têm crescido muito após o 25 de Abril de 1974, sobretudo em termos qualitativos. Estas organizações são espaços de concretização de valores importantes para o desenvolvimento de uma democracia mais justa e abrangente. A solidariedade, o trabalho voluntário, a independência, a autonomia são práticas que valorizam e acrescentam valor a uma democracia que se quer em permanente evolução.
Na minha opinião, a sociedade civil tem ainda um papel fundamental e decisivo nos dias de hoje que é ser contra-poder! Organizada, consegue ser o factor determinante no equilíbrio de poderes e a ponta-de-lança na luta contra a corrupção, o maior travão ao desenvolvimento das sociedades!

Por André Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário